segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Editorial

Machado de assis é um dos maiores autores brasileiros, sendo conhecido no mundo todo por suas ótimas obras, Machado de Assis era cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta.
Criado no morro do Livramento, consta que ajudava a missa na igreja da Lampadosa. Com a morte do pai, em 1851, Maria Inês, à época morando em São Cristóvão, emprega-se como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. No colégio tem contato com professores e alunos e é até provável que assistisse às aulas nas ocasiões em que não estava trabalhando.
Sua união foi feliz, mas sem filhos. A morte de sua esposa, em 1904, é uma sentida perda, tendo o marido dedicado à falecida o soneto Carolina, que a celebrizou. Seu primeiro romance, Ressurreição, foi publicado em 1872. Com a nomeação para o cargo de primeiro oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, estabiliza-se na carreira burocrática que seria o seu principal meio de subsistência durante toda sua vida.
Por sua importância, a Academia Brasileira de Letras passou a ser chamada de Casa de Machado de Assis.

Nenhum comentário: